sexta-feira, junho 24, 2016

Equipa Garáji Multimédia vence Taça do Reitor

“Garáji” Multimédia é o vencedor da IV edição do maior evento desportivo da Uni-CV, a Taça do Reitor.

O jogo de encerramento teve lugar hoje no Campus do Palmarejo, onde a equipa do curso de Multimédia venceu a equipa formada por docentes e funcionários por 9 bolas a 3. Deste modo, o pódio ficou constituído pela equipa Garáji Multimédia no 1º lugar, a equipa de docentes e funcionários no 2º, tendo sido o 3º lugar conquistado pela equipa de Engenharia Informática e de Computadores.

De realçar que os prémios de melhor marcador e melhor guarda-redes também ficaram na equipa vencedora.


De salientar que a Taça do Reitor é um evento desportivo que visa a promoção do desporto, bem assim a unificação da academia através desta área.

Edições Uni-CV lança “Desigualdades Sociais e Dinâmicas de Participação em Cabo Verde

No âmbito da Semana Académica das Ciências Sociais, a Universidade de Cabo Verde, lança, no próximo dia 28, o livro “Desigualdades Sociais e Dinâmicas de Participação em Cabo Verde”.

O livro, organizado por Cláudio Furtado e Mirian Vieira, traz contribuições em diversas áreas de discussão, entre as quais as relações de género, associativismo no meio rural, políticas de redução da pobreza e de acção social voltadas para a educação.

De realçar que esta obra enquadra-se na Série Estudos Sociais Cabo-verdianos, que resulta da parceria entre a Uni-CV e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O livro, que contou com o patrocínio do Sistema das Nações Unidas e da Coordenação de Aperfeiçoamento dePessoal de Nível Superior (Capes/Brasil), será lançado no próximo dia 28 e será apresentado por Crisando Barros.


Uni-CV acolhe Encontro Anual da CBLPE

Foto DR
Decorre na Universidadede Cabo Verde o Encontro Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesae Espanhola (ACBLPE). O evento é realizado em parceria com a recém-criada Cátedra Eugénio Tavares para a Língua Portuguesa e visa estudar, conhecer e valorizar a língua crioula como instrumento de comunicação.

O ato de abertura contou com a presença da Reitora, Judite do Nascimento, do presidente da ACBLPE, Clancy Clements e da directora da referida Cátedra, Amália Lopes.
O encontro contará com mais de 30 comunicações proferidas por investigadores de diversas universidades, bem como um a visita à turma de ensino bilingue em Ponta d’Água.

O evento que decorrerá até amanhã, 25, conta com o patrocínio do Instituto Camões e enquadra-se nas comemorações do 10º aniversário da Uni-CV.

quarta-feira, junho 22, 2016

Adilson Pereira: jovem, estudante, empresário, ator…

 Adilson Pereira, de 26 anos, é natural de Santa Catarina, estuda o 2º ano do curso de Engenharia Civil e é um jovem empreendedor que se aproveitou da oportunidade de negócio no mercado para criar uma empresa de venda de materiais de construção civil.

A ideia, segundo Adilson, surgiu após o encerramento da empresa na qual trabalhava, que vendia materiais e prestava serviços na mesma área. Com isto, Adilson viu a oportunidade de abrir seu próprio negócio, e, em parceria com um primo, abriu a empresa Pereira & Correia Lda, onde desempenha hoje a função de administrador-geral.

Adilson Pereira é além de um jovem empresário, estudante, membro-dirigente da Associação Académica, bem assim é um ator, sendo o teatro uma de suas maiores paixões. Conciliar todas essas funções é, aparentemente, tarefa difícil. Para outros, impossível. Adilson Pereira confessa que inicialmente foi complicado, contudo salienta que sempre trabalhou e estudou ao mesmo tempo. Quanto ao teatro realça que é algo que sempre gostou de fazer e que lhe ajuda muito.

O jovem confessa que às vezes se perde no meio dos seus pensamentos e afazeres. Que se pergunta se realmente está seguindo o caminho certo. Contudo, sempre chega à conclusão de que tudo faz sentido, de que suas facetas se complementam, que tudo “depende do quê que se faz e de como se faz”.

terça-feira, junho 21, 2016

Uni-CV acolhe atelier sobre gestão da inovação e desenvolvimento de negócios

Foto DR

A Universidade de Cabo Verde acolhe esta semana um atelier sobre gestão da inovação e desenvolvimento de negócios. O evento é realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e decorre até sexta-feira, 24.

Segundo a organização, o evento visa promover a gestão da inovação e desenvolvimento de negócios. Sendo assim, o mesmo irá transmitir conhecimentos e habilidades para implementar e desenvolver a inovação empresarial em todos os setores da economia e testar novos materiais desenvolvidos pela UNESCO.

Para este atelier foram convidadas diversas organizações nacionais da área de negócios e empreendedorismo e contará com a participação de representantes de Burkina Faso, Senegal, Mali e Níger.

O ato de abertura ocorre na manhã de hoje, a partir das 9 horas, no auditório da Reitoria

domingo, junho 19, 2016

“Quando escrevo perco-me em outra dimensão”

Evelise Carvalho é uma amante das letras e é por meio delas que expressa seus sentimentos, com especial atenção para os poemas.
Traçar uma carreira como escritora é um de seus grandes sonhos. Entre os géneros destaca a poesia e o romance.
Evelise Raven Carvalho, como assina seus escritos, é uma jovem de 19 anos, natural de Nossa Senhora da Graça e estuda o 2º ano do curso de Jornalismo.
Segundo Evelise, a escrita é uma das melhores formas de expressar os sentimentos. É através da mesma que alcança a sua liberdade sem limites de tempo, espaço ou pensamento. “Quando escrevo desligo-me do mundo e perco-me numa outra dimensão, só minha”, salienta “Raven”.
Quando o assunto é inspiração, Evelise diz que esta depende do seu estado de espírito. “Desde uma paisagem, um sentimento bonito, até uma pedra”, afirma.
Dentre seus poetas favoritos marcam presença Daniel Medina, Corsino Fortes, Vera Duarte e Eugénio Tavares.

UMA CARTA PARA O MEU AMOR
Amado meu, quantas vezes pensei dizer-te o quão bom é amar-te!
Mas, quando meu olhar encontra o teu perdem-se palavras.
E minha fala refugia-se entre as encostas do meu medo.
Teu jeito faz atear fogo em meu corpo e vagam-me as palavras
que penso dizer-te.
Quando te conheci, quis virar-me de costas para o presente
e andar em direcção a um outro tempo, só para parar num ponto
onde não seria pecado amar-te.
Quem sabe roubar um beijo dos teus lábios de pitanga 
e não ter medo de tal ideia!
Quem sabe tocar tua mão e leva-la pela minha,
levar-te a viajar nos devaneios dos meus desejos, a andar
descalços feito crianças entre pedras e areia de uma praia qualquer!
Quem sabe deixar-te morar em meu corpo, invadir a minha alma
e desvendar os meus mistérios.
Sentir a fragrância que teu espírito liberta, fazer-te perder
em meu olhar e levar-te cativo sem que haja quem te resgate!
Quem sabe mais nada!
Devo guardar essas cenas repetidas em alguma parte
bem escura do meu ser. Pois amo-te sem poder amar.
E nesta carta estão palavras que minha boca não fala.
Não por medo, mas por falta de coragem!
E que pela minha inercia teus olhos nunca chegarão a ver!
By- Evelise Raven Carvalho