sexta-feira, junho 03, 2016

III Encontro de Reflexão e Investigação na Uni-CV

Foto DR
Terminou hoje a 3ª edição do Encontro de Reflexão e Investigação de estudantes, realizado no Campus do Palmarejo da Universidade de Cabo Verde, sob o lema “Refletir, Promover e Divulgar Conhecimento”.

Segundo Cíntia Barros, uma das estudantes que participaram com comunicações, esta é uma “iniciativa louvável”. A estudante do 1º ano do curso de Relações Internacionais e Diplomacia congratula-se com a oportunidade de participar numa iniciação científica.

De realçar que o evento teve a duração de dois dias, contou com 7 painéis e 26 publicações, orientadas e moderadas pelos docentes Maria de Fátima Fernandes, Mariana Faria, João Paulo Madeira, entre outros.

Gilson Costa: estudante de Filosofia e adepto do Rastafari I

Adepto do movimento Rastafari I, Gilson Correia Tavares da Costa, priva por uma alimentação I-tal (o mais natural possível), rege-se por ensinamentos bíblicos, caracteriza-se como um ser espiritual.

Natural do concelho de São Miguel, Gilson Costa nasceu, na localidade de Monte Pousada, há 23 anos e estuda o 4º ano do curso de Filosofia, vertente ensino.

Segundo Gilson, a sua primeira opção de curso foi Direito. Contudo, devido à falta de condições financeiras, teve que optar por sua segunda opção, a Filosofia.

Gilson Costa conta que chegou duas semanas depois de as aulas começarem. Sendo assim teve algumas dificuldades iniciais. Todavia, conseguiu, a posteriori, adaptar-se, pois, teve a ajuda de uma prima que já cá estudava.

Em relação aos colegas, Gilson congratula-se dizendo que eram “uma turma unida”, sendo assim davam-se muito bem.

No que tem que ver com os professores, Gilson confessa que, inicialmente, os achava muito exigentes. Queixa-se de muitos trabalhos passados. Contudo, “esses foram os meus melhores professores”, afirma.

Sobre as condições facultadas pela Universidade, Gilson adianta que são favoráveis. “Todavia, aconteceu um fato menos feliz que foi quando tínhamos que escolher a vertente que queríamos. Fomos todos colocados na mesma vertente (ensino). Pois, a Universidade recusou-se a contratar professores para dar aulas para um número reduzido de alunos de alunos”, salienta.

Gilson Costa é não somente um bom aluno, mas também um “bom filho, bom namorado, bom irmão e bom amigo”. Considera-se uma pessoa carinhosa e atenciosa.

Gilson Costa diz ser um jovem espiritual, preocupado com a juventude atual. Neste aspeto deixa uma dica aos jovens que, segundo ele, estão presos e sendo manipulado. “A resolução incide-se na consciencialização dos jovens de hoje, para que haja uma educação diferente das crianças, que são o futuro”, conclui.

A internet em Cabo Verde

A rede das redes entrou para o quotidiano dos Cabo-verdianos em 1996 pela empresa Cabo Verde Telecom (CV Telecom) e a sua comercialização iniciou-se em 1997.

Inicialmente eram 200 os clientes beneficiados, passando posteriormente para 474. Em 1999 o número de clientes aumentou para 1645, e assim foi aumentando o número de internautas nacionais.

A efetiva instalação da rede mundial de computadores no arquipélago passou por três fases distintas: na primeira fase, em 1998, fez-se a instalação do primeiro Router na cidade da Praia, em que se verificava um total de 1139 clientes; na segunda fase, iniciada em 1999, foram instalados dois Routers, um na cidade da Praia e outro no Mindelo (a adesão das pessoas passou para 1654); finalmente na terceira fase deu-se à expansão do serviço a todas as ilhas, aumentando a amplitude de banda para 1 mega byte por segundo e o número de clientes passou para 1863.

Desde então o número de usuários tem aumentado a cada dia e Cabo Verde conta hoje com uma taxa de penetração de 53,4%, o que corresponde a 200 mil utilizadores, dentre os quais 190 mil usam a rede social que mais usuários têm atraído, o Facebook.

A rede mundial de computadores é usada para fins mil, dependendo dos objetivos de cada usuário.

Acompanhe no vídeo, uma breve entrevista com um usuário diário da INTERNET.