sexta-feira, junho 17, 2016

Uni-CV promove II Feira Infantil

A Universidade de Cabo Verde, através do Gabinete de Acção Social, realiza amanhã a II edição da Feira Infantil, sob o lema Brincar, Cantar e Aprender.

Segundo a organização esta actividade enquadra-se no projecto “Universidade Amiga da Criança” que há 5 anos tem realizado actividades em comemoração ao mês de Junho, mês da criança. O objectivo é não somente comemorar o mês da criança, como também angariar fundos que lhes possibilitem ajudar jardins infantis com necessidades, bem assim aos seus discentes.

Segundo Dilce Sá Nogueira a actividade realizar-se-á no átrio da Universidade e contará com actividades diversas, entre as quais pintura facial, palhaço e a feira propriamente dita que se destina à venda de sumos, bolos e outros aperitivos angariados no seio da comunidade académica.

O evento decorrerá das 14:30 às 17:30 e a sua entrada requer a compra de um bilhete por 50 escudos.

                                                                                              

terça-feira, junho 14, 2016

Concurso logótipo e slogan

Fonte DR
A Universidade de Cabo Verde, através do Grupo de Comunicação da Campanha de Prevenção do Uso Abusivo do Álcool/Alcoolismo, projectada pela Presidência da República, lançou um concurso para a criação do logotipo e slogan para a referida campanha.  

A campanha, segundo a organização, visa contribuir para a diminuição do consumo abusivo e da dependência do álcool em Cabo Verde, bem assim os malefícios associados.

De realçar que Cabo Verde tem uma frequência superior à média africana de perturbações ligadas ao consumo de álcool e a mais alta percentagem de mortes associadas ao álcool entre os lusófonos. Os cabo-verdianos consomem uma média de 6,9 litros de álcool puro por ano.

O concurso é de caráter nacional e destina-se a todos os alunos que frequentem instituições de ensino superior no país e decorrerá até o dia 20 de Junho.

Segundo os organizadores, o concurso também visa estimular a expressão artística e incentivar a reflexão para a problemática do uso abusivo do álcool em Cabo Verde.

De salientar que o vencedor do concurso receberá um computador portátil e um certificado de participação.


Conheça o regulamento no link abaixo:
Regulamento

segunda-feira, junho 13, 2016

IV edição da Taça do Reitor decorre na Uni-CV

Foto DR
Decorre na Universidade de Cabo Verde a IV edição da Taça do Reitor.

Este evento é organizado pelo Gabinete de Acção Social da Uni-CV e conta com a parceria da sua Associação Académica (Acad Uni-CV), bem como do seu Corpo de Voluntários.

Segundo Adilson Neto o objectivo maior é a promoção do desporto, bem assim a unificação da academia através desta área.

Neto realça ainda que, apesar das dificuldades, nomeadamente a falta de cooperação dos parceiros, a Acad Uni-CV e o Corpo de Voluntários, a actividade tem decorrido na normalidade.

Esta edição conta com a participação de 13 equipas masculinas inscritas na modalidade futsal. De realçar que outras inscrições foram feitas, nomeadamente nas modalidades andebol, basquetebol e atletismo, tanto masculinos como femininos, todavia, devido à sua insuficiência não se realizaram competições.

Para as meias finais estão já apuradas a equipa de Engenharia Informática, a dos docentes, a de Educação Física, faltando por apurar uma última equipa num jogo a disputar na próxima quarta-feira.

A final está marcada para o próximo dia 24 e contará com uma partida de basquetebol e de andebol, de forma a integrar os inscritos na modalidade que não puderam competir.


domingo, junho 12, 2016

João Lopes Filho: docente, investigador, antropólogo, escritor…

Foto DR
Professor universitário, antropólogo, investigador e escritor, João Lopes Filho é natural da ilha de São Nicolau.

Lopes Filho formou-se em Engenharia Agrónoma, pela Escola Agrícola de Santarém, em Administração, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Ciências Sociais e Políticas, pela Universidade Técnica de Lisboa, em Ciências Antropológicas e Etnológicas, pela Universidade Técnica de Lisboa. Fez o seu doutoramento em Antropologia, com especialidade em Etnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, tendo ainda uma agregação em Antropologia, com especialidade em Estudos Africanos, pela mesma Universidade.

João Lopes Filho lecciona actualmente na Universidade de Cabo Verde, tendo já leccionado na diáspora, nomeadamente em Portugal.

Além da docência, Lopes Filho tem ainda uma carreira como investigador, da qual recebeu diversas distinções pelos trabalhos realizados, dentre as quais a medalha de 1ª Classe da Ordem do Vulcão, concedida pelo Presidente da República de Cabo Verde, em 2004, o Grande Prémio de Literatura SONANGOL, em 2010, o Prémio de Investigação na Gala Somos Cabo Verde, em 2015, entre outros prémios.

Além da participação em muitas colectâneas, João Lopes Filho tem inúmeros livros lançados, entre as quais Cabo Verde- Apontamentos Etnográficos (1976), O Corpo e o Pão (1997), Introdução à Cultura Cabo-verdiana (2003), Percursos & Destinos (2010), António Carreira – Etnógrafo e Historiador (2015), entre outros tantos.

Entre os seus interesses pessoais marcam terreno a música, a antropologia, a museologia, a escrita, a leitura, o património, a fotografia e as viagens.