quarta-feira, maio 25, 2016

Uni-CV realiza IV edição do EIRI

Foto DR
Sob o lema “Refletir, Promover e Divulgar Conhecimento”, a Universidade de Cabo Verde deu início hoje, pelas 14 horas, ao IV Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI). O ato tem lugar no auditório do Campus do Palmarejo, e conta com transmissão em videoconferência para a pólo de São Vicente.

O evento reúne cerca de 40 investigadores oriundos de diversas universidades nacionais, portuguesas, uma brasileira e uma francesa, que durante 3 dias apresentarão investigações em curso ou em projeto, em áreas das humanidades e sua emergência nas restantes áreas científicas.

De realçar que a tarde de hoje (25) foi marcada pela realização de uma Mesa-Redonda sobre o ensino superior público em Cabo Verde, nos 10 anos da universidade pública nacional e a 3 décadas da criação desse nível de ensino no país.

Para os dias 26 e 27 estão agendadas 30 comunicações relacionadas a áreas científicas, como Ciências Políticas, Línguas e Literaturas, Antropologia Social e Arquitetura, entre outras.

De realçar que este é um evento científico anual, e este ano, no final será lançado um número com as ATAS do III EIRI, realizado em 2015.


terça-feira, maio 24, 2016

Medina: O homem multifunção

Segundo o dito popular, todo o (bom) crioulo é atrasado. Característica que Daniel do Rosário Medina abstraiu da sua personalidade há anos.

A ilha montanhosa de Santo Antão foi a terra que o viu nascer a 13 de Outubro de mil novecentos e qualquer coisa.

A primeira palavra, a primeira queda foram auscultadas pelos vales da ilha mais montanhosa do arquipélago de Cabo Verde.

Com 7 anos, acompanhado da mãe, ruma-se à ilha vizinha: São Vicente. Ali faz os seus estudos primários. Os secundários, no segundo liceu nacional: Gil Eanes. Durante este percurso desempenha a função de presidente de um grupo desportivo e cultural.

O seu amor pelo jornalismo cedo se fez notar. É nesta época que cria o programa radiofónico “Olá meninos”, ainda hoje transmitido a partir da rádio nacional.

Aos 19 anos emigrou para Portugal a fim de continuar os estudos, onde se licenciou em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo Internacional, pela Escola Superior de Jornalismo.

Daniel Medina é pós-graduado em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Diplomacia, pela mesma universidade. É mestre em linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de Santiago da Compostela, Espanha.

Durante a estadia em Portugal desempenhou as funções de professor universitário, diretor das rádios “Festival” e “GFM” e de um centro profissional no Porto, além de ter sido distinguido como o primeiro produtor cabo-verdiano de uma longa-metragem, com o filme “Flagelados do Vento Leste”, do escritor Manuel Lopes.

Foto DR
Entre idas e vindas, no ano 2005, Medina volta definitivamente à pátria que o viu nascer.

De 2006 a 2007 esteve à frente da emissora nacional de televisão e seguidamente a do jornal “ Jornal de Cabo Verde”.

Por algum tempo usufrui do seu diploma de pós-graduação e desempenha a função de conselheiro diplomático do Ex-Primeiro-ministro José Maria Neves.

Daniel Medina é professor da Universidade de Cabo Verde, cronista, poeta, diplomata, formador, analista social e político, vice-presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) e membro da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).

No seu tempo livre, que diz não ser muito, dedica-se à leitura, escrita e idas ao cinema e concertos.

Para o futuro pretende consagrar mais tempo às causas sociais e publicar mais livros.

Daniel do Rosário Medina é divorciado e pai de dois rapazes. Um homem realizado e feliz.


Noticias Relacionadas:
Daniel Medina
Perfil de Daniel Medina
Os bons terão sempre lugar no jornalismo, defende Daniel Medina






segunda-feira, maio 23, 2016

Carlos Bellino Sacadura lança livro na Uni-CV

Foto DR

A obra “Estudos sobre Filosofia da Educação na Perspetiva da Ciência, da Arte e dos Valores" enquadra-se nas Edições da Uni-CV e põem tônica  sobre a problemática da Filosofia da Educação, a partir perspetivas epistemológicas, estéticas e éticas, abordando ainda os temas da educação para a cidadania e direitos humanos e o da cultura universitária. Os textos que compõem este trabalho têm como fio condutor a reflexão sobre a educação como formação para os valores da ciência, da arte e da cidadania.

O autor da obra, o Professor Doutor Carlos Bellino Sacadura, docente da Universidade de Cabo Verde, foi distinguido com uma Menção Honrosa na categoria estudo Científico no Prémio Nacional Direitos Humanos 2015. A distinção refere-se especialmente ao 4º capítulo do livro que se debruça sobre a “Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”. O tema refere-se aos valores dos Direitos Humanos, nomeadamente à educação e à cultura, numa altura em que os valores sociais estão em crise.
A obra é transversal às áreas da Filosofia, História e Sociologia das Ciências.

Fonte: unicv.edu.cv

domingo, maio 22, 2016

As melhores universidades do mundo

Foto DR
A Classificação Académica das Universidades Mundiais (Academic Ranking of World Universities, ARWU) foi publicada pela primeira vez em junho de 2003 pelo Centro de Universidades de Classe Mundial (CWCU), da Escola Superior de Educação da Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, sendo atualizada numa base anual. A ARWU usa seis indicadores objectivos para classificar as universidades mundiais, incluindo o número de ex-alunos vencedores do Prémio Nobel e Medalha Field e membro do corpo docente que obtiverem tais prémios, o número de pesquisadores altamente citados selecionados pela Thomson Reuters, o número de artigos publicados na Natureza e na Ciência, o número de artigos indexados no Science Citation Index - Expanded e Social Sciences Citation Index, e desempenho docente per capita duma universidade. Mais de 1.200 universidades são classificadas por ARWU cada ano e as 500 melhores são publicadas.

Confira aqui a lista das 10 melhores universidades do mundo:

1
Universidade de Harvard
EUA
2
Universidade de Stanford
EUA
3
Instituto de Tecnologia de Massachusetts
EUA
4
Universidade da Califórnia em Berkeley
EUA
5
Universidade de Cambridge
Reino Unido
6
Universidade de Princeton
EUA
7
Instituto de Tecnologia da Califórnia
EUA
8
Universidade de Colúmbia
EUA
9
Universidade de Chicago
EUA
10
Universidade de Oxford
Reino Unido