sexta-feira, abril 22, 2016

Cabo Verde lidera os PALOP no uso da internet



Foto DR
Cabo Verde é o primeiro da lista a nível dos PALOP quando o assunto é a taxa de penetração da Internet.

Segundo os últimos dados de Novembro de 2015, publicados pelo Internet World Stats, os cabo-verdianos são os integrantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa que mais usam a rede mundial de computadores, com uma taxa de penetração de 40,3%, o que corresponde a mais de 200 mil utilizadores, dentre os quais 190 mil usam a rede social que mais usuários tem atraído, o Facebook.
A seguir a Cabo Verde seguem Angola (26,0%), São Tomé e Príncipe (25,2%), Guiné-Equatorial (18,9%), Moçambique (5,9%) e, finalmente, Guiné-Bissau (4,1%).
A nível da CPLP, Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, o arquipélago ocupa a 3ª posição. Antecedem-lhe Portugal com uma taxa de 67,6% e Brasil com 57,6%.
Segundo o site americano em termos da África, Cabo Verde ocupa a posição 13, numa lista liderada pelo Quénia, cuja taxa de uso da internet é de 69,6%.

A África e o mundo
O uso de internet alastrou-se por todos os cantos do planeta e hoje são mais de 3,3 bilhões de internautas, o que corresponde a uma taxa de 46,4% distribuídos pelos 5 continentes.
De realçar que a região com maior taxa de penetração é a América do Norte, com 87,9%, e a região com menor taxa é a África, que conta com 28,6%.
Nos últimos 15 anos o crescimento foi exponencial, sendo a África a região que mais cresceu em termos de usuários e a América do Norte a que menos cresceu.
A nível mundial destacam-se as ilhas Malvinas na primeira posição com uma taxa de 96,9% e em última Eritreia com 1,0%.

De referir que a tendência é que com o contínuo desenvolvimento das tecnologias, o uso da maior rede de computadores seja cada vez maior e que chegue aos 100% da população mundial.

http://www.internetworldstats.com/stats.htm
http://www.internetworldstats.com/list2.htm
http://www.internetworldstats.com/stats1.htm

segunda-feira, abril 18, 2016

Comité Olímpico realiza conversa aberta sobre “Jornalismo e Olimpismo”



A Universidade de Cabo Verde foi, esta tarde, palco de uma conversa aberta sobre “Jornalismo e Olimpismo”. A iniciativa partiu do Comité Olímpico nacional que, segundo a presidente Filomena Fortes, pretende com o evento dar a conhecer à comunidade jornalística, tanto profissionais como os estudantes, bem assim aos treinadores, um pouco daquilo que são os jogos olímpicos, de forma a prepará-los para eventuais participações no evento.

O ato contou com a participação de dois jornalistas portugueses, Cecília Carmo e Francisco Figueiredo, que trouxeram as suas experiências de participação aos profissionais nacionais.

Segundo Cecília Carmo esta competição é a maior expressão de desporto a nível mundial, uma vez que é nesta que se concentram os melhores atletas de todo os cantos do planeta em quase todas as modalidades.

Cecília Carmo caracteriza como sendo “fantástica” a emoção e a possibilidade de estar presente e de relatar num evento dessa natureza. Todavia, salienta a segurança e as limitações impostas aos jornalistas como sendo obstáculos ao pleno exercício das suas funções.

De realçar que esta é a primeira vez que Cabo Verde envia uma equipa de jornalistas para participar nos Jogos Olímpicos, que decorrem de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro, Brasil.