segunda-feira, maio 16, 2016

A arte de comunicar



O auditório do Campus do Palmarejo da Universidade de Cabo Verde acolhe, todos os sábados, a partir das 10 horas, um encontro de jovens e adultos que pretendem melhorar a sua performance perante o público.

A formação é ministrada pelo professor universitário Daniel Medina e conta com a participação de alunos de várias universidades, profissionais de várias áreas e demais curiosos que queiram assistir.

Segundo Daniel Medina, o curso “a arte de comunicar” surgiu da constatação da necessidade de alguns alunos “se expressarem em condições dentro das salas de aula, nas apresentações de trabalhos e nas exposições e apresentações das monografias”.

Devido a esta necessidade, o professor universitário organizou um grupo pequeno de alunos (que com o passar dos tempos foi aumentando) para fazerem alguns exercícios de descontracção, de projecção de voz, de se estar perante o público, de olhar para o público, entre outros exercícios.

De realçar que o projecto surgiu há 3 anos e, segundo Andreia Semedo, tem tido cada vez maior repercussão, e consequente adesão.

Segundo a supracitada esta formação é uma mais-valia para si. Pois, apesar de nunca ter tido problemas em enfrentar um público, “nessas secções aprendemos muito mais do que estar em público, muito mais do que comunicar, muito mais do que ter autoconfiança, aprendemos a amar a nós mesmos e aos outros”, afirma. Conclui dizendo “estou aqui desde o primeiro dia e não pretendo deixar de vir”.

Segundo Daniel Medina, inicialmente os alunos aprendiam a estar em público através da declamação de poemas. Todavia, “passamos para outras formas de expressão, como a música, o teatro”, realça. Conclui dizendo que “desde que haja libertação no sentido de comunicação, pode ser através de qualquer área”.

O estudante universitário Jorge Mendes caracterizava-se como um jovem tímido que não conseguia enfrentar um olhar de outra pessoa. No entanto, “desde que comecei a frequentar esta formação deixei de ser aquela pessoa que era e passei a ser um jovem confiante, que consegue apresentar melhor os seus trabalhos, que consegue se expressar sem vergonha e medo”, afirma.

Segundo o universitário, do grupo maior surgiram grupos de declamação de poemas, de teatro, de música, que têm atuado em diversos eventos como comemorações de datas memoráveis, como 5 de Julho, em lançamentos de livros, e outros eventos culturais.

De realçar que esta formação já chegou a contar com mais de 300 inscritos e com a participação de diversas figuras da cultura nacional, como Vera Duarte, Danny Spínola, João Lopes Filho, Kaká Barbosa, Romeu di Lurdes, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário