terça-feira, maio 24, 2016

Medina: O homem multifunção

Segundo o dito popular, todo o (bom) crioulo é atrasado. Característica que Daniel do Rosário Medina abstraiu da sua personalidade há anos.

A ilha montanhosa de Santo Antão foi a terra que o viu nascer a 13 de Outubro de mil novecentos e qualquer coisa.

A primeira palavra, a primeira queda foram auscultadas pelos vales da ilha mais montanhosa do arquipélago de Cabo Verde.

Com 7 anos, acompanhado da mãe, ruma-se à ilha vizinha: São Vicente. Ali faz os seus estudos primários. Os secundários, no segundo liceu nacional: Gil Eanes. Durante este percurso desempenha a função de presidente de um grupo desportivo e cultural.

O seu amor pelo jornalismo cedo se fez notar. É nesta época que cria o programa radiofónico “Olá meninos”, ainda hoje transmitido a partir da rádio nacional.

Aos 19 anos emigrou para Portugal a fim de continuar os estudos, onde se licenciou em Ciências da Comunicação, vertente Jornalismo Internacional, pela Escola Superior de Jornalismo.

Daniel Medina é pós-graduado em Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Diplomacia, pela mesma universidade. É mestre em linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de Santiago da Compostela, Espanha.

Durante a estadia em Portugal desempenhou as funções de professor universitário, diretor das rádios “Festival” e “GFM” e de um centro profissional no Porto, além de ter sido distinguido como o primeiro produtor cabo-verdiano de uma longa-metragem, com o filme “Flagelados do Vento Leste”, do escritor Manuel Lopes.

Foto DR
Entre idas e vindas, no ano 2005, Medina volta definitivamente à pátria que o viu nascer.

De 2006 a 2007 esteve à frente da emissora nacional de televisão e seguidamente a do jornal “ Jornal de Cabo Verde”.

Por algum tempo usufrui do seu diploma de pós-graduação e desempenha a função de conselheiro diplomático do Ex-Primeiro-ministro José Maria Neves.

Daniel Medina é professor da Universidade de Cabo Verde, cronista, poeta, diplomata, formador, analista social e político, vice-presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) e membro da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA).

No seu tempo livre, que diz não ser muito, dedica-se à leitura, escrita e idas ao cinema e concertos.

Para o futuro pretende consagrar mais tempo às causas sociais e publicar mais livros.

Daniel do Rosário Medina é divorciado e pai de dois rapazes. Um homem realizado e feliz.


Noticias Relacionadas:
Daniel Medina
Perfil de Daniel Medina
Os bons terão sempre lugar no jornalismo, defende Daniel Medina






Sem comentários:

Enviar um comentário