domingo, junho 12, 2016

João Lopes Filho: docente, investigador, antropólogo, escritor…

Foto DR
Professor universitário, antropólogo, investigador e escritor, João Lopes Filho é natural da ilha de São Nicolau.

Lopes Filho formou-se em Engenharia Agrónoma, pela Escola Agrícola de Santarém, em Administração, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Ciências Sociais e Políticas, pela Universidade Técnica de Lisboa, em Ciências Antropológicas e Etnológicas, pela Universidade Técnica de Lisboa. Fez o seu doutoramento em Antropologia, com especialidade em Etnologia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa, tendo ainda uma agregação em Antropologia, com especialidade em Estudos Africanos, pela mesma Universidade.

João Lopes Filho lecciona actualmente na Universidade de Cabo Verde, tendo já leccionado na diáspora, nomeadamente em Portugal.

Além da docência, Lopes Filho tem ainda uma carreira como investigador, da qual recebeu diversas distinções pelos trabalhos realizados, dentre as quais a medalha de 1ª Classe da Ordem do Vulcão, concedida pelo Presidente da República de Cabo Verde, em 2004, o Grande Prémio de Literatura SONANGOL, em 2010, o Prémio de Investigação na Gala Somos Cabo Verde, em 2015, entre outros prémios.

Além da participação em muitas colectâneas, João Lopes Filho tem inúmeros livros lançados, entre as quais Cabo Verde- Apontamentos Etnográficos (1976), O Corpo e o Pão (1997), Introdução à Cultura Cabo-verdiana (2003), Percursos & Destinos (2010), António Carreira – Etnógrafo e Historiador (2015), entre outros tantos.

Entre os seus interesses pessoais marcam terreno a música, a antropologia, a museologia, a escrita, a leitura, o património, a fotografia e as viagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário